Este é o primeiro TechPitch da tech37 e começa logo com o modelo Samsung Galaxy S6 Edge+, um dos smartphones mais badalados atualmente à venda no mercado nacional. Vamos lá ver como se porta esta verdadeira “bomba” tecnológica.

O adjetivo empregue na entrada desta análise não podia estar mais correto. É que este equipamento da Samsung integra todas as grandes novidades tecnológicas que existem para dispositivos móveis de bolso. É o que chamamos de “bomba” tecnológica com todos os “ingredientes” que um utilizador mais exigente procura num equipamento móvel.

Samsung Galaxy S6 Edge+

Ano de Lançamento: Agosto 2015
Plataforma: Android 5.1.1 (Lollipop)

CPU: Quad-core 1.5GHz Cortex-A53 + Quad-core 2.1GHz Cortex-A57
GPU: Mali-T760MP8
Chipset: Exynos 74290
Memória RAM: 4GB
Memória interna: 32GB
Memória externa: Não

Conetividade: GSM, HSPA, LTE, Wi-Fi 802.11ac, GPS, GLONASS, BeiDou, Bluetooth 4.2, NFC, Nano-SIM, Samsung Pay, Jack Áudio 3,5mm, microUSB 2.0 e USB Host
Ecrã: Multi-toque Super AMOLED de 5,7 polegadas, resolução de 2560×1440 pixéis (~518ppi), 16M cores e proteção Gorilla Glass 4
Sensores: TouchID, acelerómetro, proximidade, bússola, giroscópio, barómetro, oxímetro e batimentos cardíacos
Câmara: 16MP (principal) e 5MP (secundária), Flash LED, AutoFocus, HDR

Dimensões: 154,4 x 75,8 x 6,9mm
Peso: 153g
Bateria: Li-Ion 3000mAh

Preço: 799,99 € (32GB) na Fnac | 779,91 € (32GB) na Vodafone

C|onnect

Ligações. Hoje em dia é o mais importante. Eu e tu, todos queremos estar ligados às nossas contas nas redes sociais, navegar nos websites preferidos e comunicar com todos os nossos amigos através das aplicações mais conhecidas para o efeito como o WhatsApp, o Facebook Messenger ou até o Snapchat. Bem, podemos confirmar que com este Samsung S6 Edge+ estás mais do que seguro nestas tarefas! As ligações 4G/LTE combinadas com o acesso Wi-Fi 802.11ac nunca te vão deixar pendurado e incomunicável. As tecnologias Wi-Fi Direct e Bluetooth 4.2 são outras das opções que poderás encontrar neste modelo, além do sistema de pagamentos Samsung Pay, certificado pela Visa e pelo MasterCard, e que te permitirão realizar compras apenas ao encostares o equipamento a um terminal de pagamentos compatível.Samsung Galaxy S6 Edge+ Connect

O|ffice

Editar documentos do word ou trabalhar em fichas de excel já é uma tarefa que todos os equipamentos executam com mais ou menos precisão. Contudo, nem todos os equipamentos possuem um ecrã de alta qualidade Super AMOLED com 5,7 polegadas e 1440 por 2560 pixéis de resolução pois não? Pois é, neste Samsung S6 Edge+ nunca foi tão simples editar e enviar documentos através das tuas contas de e-mail preferidas.

Samsung Galaxy S6 Edge+ Connect

P|lay

E já que falamos em dimensões de ecrã, não há melhor forma de o aproveitarmos do que com as aplicações multimédia e fotográficas já carregadas de origem no próprio dispositivo, mas também com as que podemos descarregar na loja Android Play Store ou na Samsung Galaxy Apps. É um deleite “brincar” com este ecrã. A qualidade e resolução que oferece só estão muito próximas do perfeito, do melhor que já passou pelos dedos que quem testa este equipamento. É, acredita, uma maravilha! Atrevo-me a dizer que o ecrã parece estar em estado líquido, tal é a fluidez e a densidade dos pixéis que, já agora, oferecem uns magníficos 518ppi. Já no que respeita à qualidade sonora, a tech37 ficou rendida aos decibéis suaves e preenchidos debitados pela coluna integrada. Contudo, é só quando utilizas uns bons auscultadores que realmente consegues ver o que este “menino” é capaz, com graves intensos e vibrantes.

Samsung Galaxy S6 Edge+ Play

M|emory

Os 4GB de memória RAM serão suficientes para dar vazão a esta máquina? Provavelmente, a médio-longo prazo, talvez fiquem aquém das exigências que todos os dias queremos retirar de um equipamento que, com o passar do tempo, vai ficando obsoleto em relação aos novos terminais que vão sendo lançados quase todos os dias. Não quer isto dizer que este Samsung S6 Edge+ não dure por muitos anos. Muito pelo contrário! São poucos os equipamentos mais recentes que conseguem, sequer, fazer “cócegas” a este smartphone. Contudo, mais dia menos dia também chegará a hora deste modelo ficar “ultrapassado” no tempo, o que é perfeitamente normal tendo em conta a evolução de tecnologias neste mercado em específico. De destacar ainda o facto de não permitir a expansão de memória de armazenamento através de cartões SD. Mas tendo em conta os serviços cloud que existem, não julgamos que esta seja uma característica negativa. As versões de 32GB ou 64Gb serão, certamente, mais do que suficientes para a maioria dos utilizadores.

U|ser-friendly

E já dissemos que este ecrã tem uma pequena diferença em relação a todos os outros que conheces? Tem aquilo a que a marca coreana chama de Curved Edge Screen. E acreditem que vos vai deixar boquiabertos com as funcionalidades que permite executar, desde aceder a atalhos para as aplicações mais utilizadas até ao executar das funções mais rotineiras ligadas às configurações do sistema. Esta característica vais mesmo ter que experimentar ao vivo, pelo que aconselhamos que te dirijas a uma loja no sentido de verificar se te adaptas a esta nova forma de manusear um smartphone. Quanto à sua ergonomia, este modelo apresenta dimensões que tornam difícil o seu manuseamento com apenas uma mão. E, tendo em conta que toda a zona posterior é feita em vidro, usá-lo com apenas uma mão não é de todo aconselhável. Fica o aviso. No que respeita ao uso do sistema operativo, o Android Lollipop é do mais simples e eficaz que existe. Além disso, a própria interface da Samsung ajuda – e muito – em algumas tarefas mais rotineiras, nomeadamente quando queremos navegar em mais do que uma aplicação. O sistema de arrasto e de redimensionar as janelas é simplesmente fantástico.

Samsung Galaxy S6 Edge+ User-friendly

Contras

  1. Dimensões não permitem manuseamento com apenas uma mão
  2. O ecrã curvo poderá não ser de fácil adaptação
  3. O preço Premium

Prós

  1. Qualidade e resolução do ecrã tátil
  2. Velocidade dos processadores Quad-core e da gráfica
  3. Câmara fotográfica com 16MP
  4. Qualidade do som da coluna externa
  5. Sistema de pagamentos Samsung Pay
  6. Autonomia da bateria
  7. Materiais de construção Premium

Benchmark Tests

AnTuTu Benchmark

70 053

3DMark Benchmark

24 452


TechPitch Score

A tech37 rege-se por uma metodologia de testes própria, com um sistema de avaliação gráfico único, tendo sempre como fator diferencial a opinião pessoal de quem testa o equipamento em análise. Os únicos dados não empíricos são retirados de duas aplicações de Benchmark reconhecidas: AnTuTu Benchmark e 3D Mark Benchmark.

Segundo a experiência obtida com o Samsung Galaxy S6 Edge+, a avaliação só pode ter um resultado: o máximo. Este modelo foi desenhado para um tipo de utilizador que quer ter nas mãos o melhor que a tecnologia móvel pode oferecer, com todas as funcionalidades de entretenimento e de trabalho em mobilidade que só um smartphone da gama Premium consegue garantir. O seu elevado preço, mesmo agregado a um operador móvel, é quase proibitivo, apesar de servir praticamente todos os requisitos que se exigem de um equipamento com este price-point. Resumindo, é um equipamento para os early-adopters, para os tech geeks, para os amantes das novas tecnologias que não querem perder tempo em experimentar o que de melhor foi criado para o mercado móvel.

Por tudo o que foi enunciado em cima, para a tech37 este Samsung Galaxy S6 Edge+ é um VIG – Very Important Gadget.

techpitch-score-samsung-galaxy-s6-edgeplus


Comunidade tech37

Se tens um equipamento igual a este podes ajudar quem está indeciso na sua aquisição, bastando para isso que deixes a tua breve opinião sobre o Samsung Galaxy S6 Edge+ nos comentários deste artigo ou na página de Facebook da tech37 em facebook.com/tech37.

A tech37 agradece à Vodafone a gentileza de ter disponibilizado o Samsung Galaxy S6 Edge+ para testes.

 

Anúncios